Será por causa da sua complexidade? Afinal, a matemática tem 'culpa' por ser odiada?
A resposta é muito simples, desde que se busque nas suas questões mais fundamentais.
[Quer saber o segredo?]
O grande problema é que as pessoas acreditam que a matemática é auto-sustentável, independente de qualquer coisa, exata, imutável.
E vem a pergunta: mas ela não é? Deveria ser evidente que não, mas o mundo é praticamente unânime na resposta SIM.
Por que não?
A matemática é pensada por seres humanos, ela está presente na mente de qualquer um que faça um pequeno raciocínio, por mais singelo que o seja. A maneira com que a pessoa pensa em coisas que gostamos de chamar de matemática ou lógica, seja estudando ou fazendo qualquer coisa na vida (mesmo que ela não tenha consciência de que "este tipo de pensamento é matemático..."), é o que define o que é matemática, para ela mesma!
Cada pessoa tem a sua matemática!
Isso explica porque muitas pessoas não conseguem fazer contas na escola mas conseguem contar dinheiro com invejável habilidade.
Alguém pode argumentar: mas o formalismo torna tudo preciso, os axiomas e regras de inferência de uma teoria a tornam a mesma para qualquer pessoa que a esteja estudando, onde fica essa questão pessoal?
Bem, se o formalismo fosse a questão mais essencial, a primeira aula de matemática de todas as pessoas começaria com os axiomas do cálculo proposicional ou de alguma teoria de conjuntos. O formalismo é fantástico para a matemática, mas está longe de ser "o" fundamento da matemática.
Por que esse é "o grande problema"?
Simples! Todos encaram a matemática como uma montanha de fatos, verdades absolutas que devem ser absorvidas (por mentes que têm pouca memória, hehe). A consequência disso é autoritarismo de professores e decepção geral de alunos frustrados por não conseguirem absorver coisas que não pertencem aos seus amplos róis de raciocícios, ideias, concepções e verdades próprias.
Os mais sensatos tentam zelar pelas ideias, demonstram resultados, fazem explicações bastante elaboradas, buscam o entendimento (deles mesmos e dos outros), são compreensivos com as dificuldades alheias, mas no fundo cometem o mesmo erro, mesmo assim acreditam que aqueles que têm dificuldades também devem absorver o conhecimento de uma determinada forma (uma única forma possível) e basta dar a eles um pouco mais de tempo para que compreendam.
Professores deveriam ter consciência que cada pessoa tem a sua própria matemática, que os outros não precisam aprender exatamente aquelas 'verdades' que o professor quer passar, mas sim elaborar a sua própria maneira de ver o assunto em questão. Isso muda completamente a postura e os objetivos de um professor em sala de aula!
Os alunos também precisam ter esta consciência, pois assim não poderiam mais ficar sentados esperando o conteúdo vir até eles. Também muda completamente a postura dos alunos!
A matemática deve ser trabalhada sem ignorar a individualidade de quem a pratica.
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