Como Aprender Matemática (dicas)

Inspirado pelo texto “Como Estudar Matemática?”, de Paulo Sérgio C. Lino, no blog FATOS MATEMÁTICOS, decidi escrever no mesmo molde, mas talvez com uma visão um pouco mais polêmica, sobre “como aprender matemática”. Acredito que esta seja uma pergunta bastante popular.

Um exemplo de como esta postagem pode ser colocada em prática aconteceu comigo, leia em O que aprendi no cursinho Pré-Vestibular.

Sugiro fortemente que complemente este texto lendo a Carta ao estudante de Manfredo P. do Carmo e vendo o vídeo "Malefícios do medo da matemática - Como superar o medo da matemática?".



Dicas Gerais:

  1. Se você pensa que tem dificuldades com matemática, lembre da frase de Albert Einstein: “Não se preocupe muito com as suas dificuldades em Matemática, posso assegurar-lhe que as minhas são ainda maiores.”
    O que eu quero dizer é que, sinceramente, qualquer pessoa tem dificuldades em matemática, e os grandes gênios são os que mais sofrem com suas fraquezas matemáticas.

  2. Pensando no item anterior, se algum colega seu parece ser um gênio, só tira notas altíssimas e sempre interage na aula enquanto você nem sabe do que o professor está falando, desconfie, talvez ele seja um ‘enrolão’ que pegou o macete de como puxar o saco do(s) professor(es).

  3. Passado o trauma aprisionador do item (1), tenha em mente que enquanto você não tiver uma concepção relativamente bem definida do que é matemática, você terá dificuldades perigosamente crescentes e tudo ficará estranho, misterioso e até místico. Se você acha que não tem maturidade suficiente para fazer isso sozinho, procure uma concepção já pronta que lhe agrade, de um professor bom que você teve, em livros decentes de matemática ou mesmo na internet (os blogs bons de matemática estão aí pra isso, pergunte!).

  4. Tenha em mente que a maioria dos livros e materiais de matemática escondem a parte essencial do que se propõem a trabalhar, e por isso não dão condições que alguém compreenda o conteúdo de forma substancial (se estudar apenas por esses materiais). Provavelmente porque os autores subestimam os leitores ou simplesmente porque não sabem o conteúdo. Chamo isso de enrolações / falsidades / desonestidades matemáticas.

  5. Causa e/ou consequência do item anterior, o mesmo vale se trocar as palavras “materiais de matemática” por essas: “professores de matemática”. Vale adoçar este item com as palavras do professor Newton da Costa em "Pra que Professor?".

  6. Siga à risca esse princípio: nunca acredite no que ainda não compreendeu, não importa quem esteja afirmando ou aonde esteja escrito.

  7. De fato a matemática é difícil, quem afirma que não e tem a ousadia de apresentar um exemplo disso está desonestamente enrolando o ouvinte, ignore-o.




Dicas para estudar matemática:

Talvez seja uma boa dar uma olhada na "trilogia do gosto por matemática":

  1. Por que a matemática é a disciplina mais odiada do mundo?
  2. A matemática é a disciplina mais odiada do mundo?
  3. A matemática é a disciplina mais adorada do mundo?

E se você gosta de matemática, sugiro ainda Reações ao gosto por matemática.

Marcadores: , ,