Livro: Introdução aos Fundamentos da Matemática

Se você pensa em matemática, não pode sobreviver sem ler este livro:

Introdução aos Fundamentos da Matemática, de Newton da Costa.

Com as palavras do professor Adonai Sant'anna:

“O autor, o mais importante lógico-matemático do Brasil e um dos mais importantes do mundo, faz uma breve apresentação das três principais escolas filosóficas da matemática (formalismo, intuicionismo e logicismo) e encerra com uma interpretação linguística para a matemática. Livro pequeno (menos de 100 páginas), mas de grande profundidade.”


Eu posso separar o meu pensamento matemático em duas eras: antes de ler este livro e depois de lê-lo. Antes eu tinha aquela visão (muito comum, por sinal) de que a matemática é exata, no sentido mais literal, tanto que eu colocaria até uma pitada de misticismo nessa visão (talvez por um pouco de influência de frases como as citadas em A Grande Viagem na Maionese: Deus e Matemática).

Lendo este livro eu tive o click: nossa, eu posso pensar diferente… eu posso pensar na matemática (ou em qualquer coisa) com a minha própria visão, minha cabeça, minha sinceriadade, minha peculiaridade, minhas fraquezas, meus pontos fortes, como eu quiser. Mas isso é maravilhoso, eu estou livre! Livre para pensar, para viver! Nunca mais li um texto com os mesmos olhos, agora tudo ficou mais simples, tento entender a concepção do autor e a partir daí interpreto o que quis dizer… não mais tentando processar na mente um fato indiscutivelmente existente que supostamente o autor, por algum motivo maior, conseguiu vislumbrar e que eu talvez não consiga.

É claro que neste livro o Newton da Costa não tratou diretamente do que estou falando, o assunto é aquele da citação do Adonai. O que se passa é que o livro me apareceu na hora certa, ele me ajudou a eliminar todas as concepções que estavam me atrapalhando, me freando, me prendendo.

"Um livro não é bom por ter grandes ensinamentos, mas por na hora certa livrar-nos de velhos paradigmas."

Para saber mais sobre o autor do livro: Newton da Costa - Como assim não conhece?

Marcadores: , , , ,