Download de Livros - Indicações

O sonho de todo pesquisador é ter disponível um acervo interminável de livros e artigos virtuais gratuitos da sua área. O objetivo deste post é contribuir para que possamos convergir para este sonho!

Colocarei abaixo o link e uma pequena descrição de sites que disponibilizam livros e artigos de matemática.

Vizualizador de DjVu – Baixaki
Vizualizadores de PDF (várias opções) – Baixaki

A ordem das indicações é apenas a ordem em que eu encontrei os sites, não de preferência (coloco os mais recentes abaixo dos demais).

  1. O Instituto de Matemática da UFRJ tem um projeto em Biblioteca Virtual de Matemática para democratizar o acesso ao conhecimento, disponibilizando gratuitamente livros-texto de todas as disciplinas básicas de Matemática, que estão organizados por disciplina.


  2. A Cornell University Library disponibiliza artigos em Mathematics desde 1992. Nem precisa dizer que a quantidade de artigos é enorme, e estão organizados por assunto e data.


  3. A European Mathematical Information Service disponibiliza recursos eletrônicos para os matemáticos desde 1995, tem muito conteúdo, principalmente artigos.


  4. O Arquivo Escolar é uma plataforma aberta para partilha de materiais educativos, onde professores de todas as universidades podem disponibilizar de forma desinteressada os cursos e apontamentos que preparam para as suas aulas.


  5. Com o fim da União Soviética, o mundo perdeu a Editora Mir, a qual publicava obras realmente extraordinárias. Em Mir Books você pode ter acesso a diversos títulos da saudosa Mir. (Créditos para Adonai Sant'Anna.)


  6. O objetivo principal do Projeto Klein de Matemática em língua portuguesa é relacionar uma visão ampla da Matemática com conteúdos e suas abordagens no ensino médio e na graduação universitária. O projeto irá produzir recursos para prover continuamente aos professores de Matemática, a estrutura, a profundidade, a conexão, a vitalidade, a aplicabilidade, a beleza e os valores da disciplina, de modo que sejam eles capazes de tanto satisfazer seu próprio gosto pela área como de transmitir a maravilha da disciplina a seus estudantes.



Se você conhece mais algum site bom para download de livros e artigos, compartilhe conosco!

Marcadores: , ,